Número de pessoas que se perderam por aqui:

21 de dez. de 2013

Palavras cruzadas - 100 anos!



Há 100 anos nascia uma das melhores coisas dessa vida, e sem a qual eu poderia morrer de tédio no trânsito, na sala de espera, no aguardo de alguém, na fila do banco ou mesmo em casa: as palavras cruzadas.

Criada por um americano como forma de preencher um espaço no jornal "New York Times", tiveram como nome original "Quebra cabeça palavras cruzadas". O objetivo é simples, como muitos sabem: preencher um diagrama, geralmente retangular, com palavras ou expressões que condigam com uma definição dada para cada uma delas, na horizontal ou vertical. E o que era uma maneira de preencher um espaço em uma coluna de jornal virou um dos passatempos mais feitos em todo o mundo, mesmo o com avanço da internet e das tecnologias e aparições de outros passatempos.

Passatempos, para mim, além de serem uma forma de matar o tempo em situações em que ele pode ser um ingrato, também são uma forma de exercitar a mente, aprender novas palavras, desenvolver o raciocínio lógico e bolar estratégias para resolver algum problema - há passatempos para todas as classes, sejam elas etárias, mentais, intelectuais ou niveladoras. Sou tão aficionado por eles que sou assinante da revista Coquetel, e assim tenho 4 revistinhas em casa todo mês, que duram no máximo 10 dias em minhas mãos, e eu tenho de correr para comprar um minialmanaque na banca, que tem uma capa mais resistente e um papel melhor de se escrever e de se folhear. Vale a pena por todas as razões já listadas, assim como também para me desafiar.

Além das palavras cruzadas clássicas, a Coquetel oferece outros desafios em suas revistas - ou mesmo publicações próprias para esses passatempos. Os mais listados são:

a) Duplex - tem-se um diagrama com definições de um lado, e do outro há um outro diagrama que deve ser preenchido passando-se as letras do diagrama da esquerda para o da direita. (Exemplo: se no da esquerda o quadrinho H34 tem a letra J, deve-se colocá-la também no diagrama da direita)

b) Criptograma - para cada definição uma resposta. Cada letra é representada por um símbolo, que ajuda na hora de resolver as outras definições, pois símbolos iguais implicam letras iguais.

c) Silábica - variação da palavra cruzada, sendo que nos quadrinhos não se escrevem letras, e sim sílabas de palavras (Exemplo: na comum, escrever-se-ia A-M-O-R-A; na silábica, A-MO-RA)

d) Torto - o que eu mais amo, pois é o único cujo fim você não sabe quando vai ocorrer. Há uma cadeia de 18 letras, em um retângulo 6 por 3, ligadas entre si por sequências de linhas. Juntando-se essas letras, na sequências das linhas - sem pular linha e sem repetir balão - devem-se formar o maior número de vocábulos possíveis da língua portuguesa, com ao menos quatro letras. Meu recorde atual é de 154 palavras! Em cada torto há um mínimo de 30 vocábulos. Se você não acha mais que isso, continue até achar esse mínimo.

Exercícios mentais são legais, além de ajudar a matar o tempo. E não são coisa apenas de gente de mais idade...deixo a vocês um torto para ver quantas vocês acham por aí. Boa sorte!

(Obs.: til e cedilha não valem, exceto quando A e C aparecem com eles. Acentos liberados)

Veja uma palavra montada como exemplo


3 comentários:

  1. Curto de montão esse passa tempo, e sempre jogo coquete pela internet e até mesmo pelo aplicativo do celular, embora prefiro a consistência de um papel, seja do jornal ou revista.

    ResponderExcluir
  2. Taí uma coisa q não tenho muita paciência ... mas com certeza não deixa de ser legal ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso vai além da paciência, está na genética rs. Meu avô fazia, meu pai faz e agora eu também.

      Excluir