Seria a capacidade de gravar fórmulas e saber aplicá-las no próximo exame? É saber todas as capitais de todos os países do mundo? É saber livrar-se de uma situação embaraçosa de uma forma sutil e sem sofrer consequencias? O que é inteligência? Quem é inteligente? É aquele que tira nota 10 em todos os exames? Ou é aquele que consegue bolar um plano para ganhar R$ 1.000.000,00 ludibriando as pessoas? Ou seria aquele que não precisa fazer mais nada da vida porque inventou algo que lhe dará lucro para todo o sempre? Será que aquele que não sabe escrever pode ser chamado de burro? Será que aquele que não entende muito bem as expressões matemática não é inteligente? Afinal, como provar que você é inteligente?
A questão é que não podemos saber tudo na vida: tudo que aprendemos e não aprendemos é parte de fatores sociais, escolares, pessoais, familiares...Eu posso saber todas as fórmulas da física, mas adianta eu não saber aplicá-las em algo prático? NÃO! Adianta eu saber falar 30 línguas e não querer que ninguém mais ao meu redor saiba um pouco de cada uma? NÃO! Não é também porque posso saber todas as informações e você não que eu sou mais inteligente que você. E se você souber pintar belos quadros com uma sensibilidade tamanha, souber lidar bem com pessoas, falar bem, ser eloquente, fazer esportes magnificamente...e aí, quem é mais que quem? Difícil definir inteligência somente através de provas, como se elas fossem o único ponto a mostrar a capacidade de uma pessoa. Provas podem ser muito cruéis: imagine se de repente dá um branco na mente de cada um? Imagine se eu sei todas as capitais do mundo, mas esqueci a da Suíça, e me perguntam exatamente isso? Ademais, que informações nos serão úteis na vida (direta ou indiretamente)? Como definir o que saber? Não nos atenhamos apenas à escola ou aos livros didáticos: há muito a se aprender nos ônibus, nos bares, em casa, em qualquer lugar com PESSOAS. Inteligência é adquirida por troca de informações, de pessoa para pessoa ou lendo, escrevendo, ouvindo, falando...aprendemos a falar porque ouvimos pessoas falando. E assim vamos seguindo. Inteligentes em algumas coisas, leigos em outras. Mas nunca os melhores em tudo.
Olá...Gostamos muito do blog .
ResponderExcluirNesta vida andamos sempre a aprender até morrer .
Mas á pessoas "INTELIGENTÍSSIMAS" que no final de tanto aprenderem chegam á conclusão que NADA aprenderam ...
Um bom 2012 com tudo de bom .
Bjs com carinho e amor .
Luisaeadriano.
Obrigado pela passagem por aqui e pelo comentário. Inteligência é algo que não depende só de estudo; ele sozinho não pode definir alguém. Abs
ResponderExcluir