Número de pessoas que se perderam por aqui:

11 de dez. de 2011

Perfil de domingo 2: La Oreja de Van Gogh

Depois de falar de música em alemão - cujo tema voltarei em algum outro dia - é hora de falar de música em espanhol, que não se resume aos rebolados de Ricky Martin - ao qual muitos de vocês caem de amores, suponho. Afinal, quem nunca ficou no un dos tres, lá nos idos de "Salsa e merengue"? Mas vamos falar hoje de pop rock latino, e começarei escrevendo sobre um dos grandes nomes: La Oreja de Van Gogh, banda espanhola com 15 anos de estrada.

Amaia Montero, primeira vocalista da banda, atualmente em carreira solo



Em 1995, na cidade de San Sebastian, localizada na região conhecida como País Basco, quatro amigos - Pablo Benegas, Xabi San Martín, Haritz Garde e Álvaro Fuentes - juntaram-se a fim de formar uma banda e participar de um concurso. Faltava-lhes, no entanto, uma vocalista, e de repente apareceu Amaia Montero, por indicação de um amigo comum a eles. Fez o teste e eles gostaram, e a partir daí a banda começa a participar de concursos musicais locais, até que em 1998 lança seu primeiro álbum, "Dile al sol" (Diga ao sol), que teve quatro singles na Espanha (El 28, Cuéntame al oído, Pesadilla e Soñaré) e fez um bom sucesso também em alguns países de língua espanhola.

Cuéntame al oído, considerada a música romântica de 1999 na Espanha

Com sua voz aveludada e acalentadora, Amaia Montero foi a prepulsora da banda por vários países, o que fez da banda o grande nome do pop rock latino no início do século XXI. Em 2000, lançam o segundo álbum, "El viaje de Copperpot", com letras e arranjos mais mesclados e certas vezes surrealistas, porém sem nunca perder o toque romântico. Os maiores hits do Cd foram "Cuídate", "París", "Pop", "Mariposa" e "La Playa", uma das mais lindas da banda

Vídeo de Mariposa, cuja letra é bem intimista

A banda nunca caiu de produção nem de sucesso, e em 2003 lançou seu terceiro CD de estúdio, "Lo qué te conté mientras hacías la dormida" e um DVD com trechos de shows de 2003, chamado Gira 2003. O CD é bem romântico, com letras que a gente absorve muito bem e ritmos diversos. O principal hit foi "Puedes contar conmigo"

Em 2006, lançam seu último Cd com Amaia, "Guapa", que considero o melhor CD da banda, tanto em letras quanto em música. Depois, lançam o "Más guapa", que contém músicas que nunca foram lançadas, desde o tempo de "Dile al sol". O álbum ganhou um Grammy latino, por melhor álbum pop em 2007.

Após a saída de Amaia, que começou uma boa carreira solo, a banda teve um hiato de quase dois anos, até que depois de vários testes convocaram Leire Martínez, ex-competidora do X-Factor espanhol. A banda perdeu um pouco em melodia e voz, mas ainda segue firme com seu encanto e letras variadas. Em 2008, seu quinto álbum de estúdio - A las cinco en el Astoria - foi lançado, e controvérsias ainda rolam por aí, com fãs discutindo que sem Amaia a banda não é mais nada, e outros dizendo que uma banda não se diz somente por sua vocalista. Na minha opinião, a banda mudou de estilo um pouco, porém ainda é boa. Como não se emocionar com "Jueves", letra que fala dos atentados no metrô de Madri em 2004?


Enfim, esse foi o perfil de hoje. Espero que tenham curtido e curtam a banda \0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário